quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A adequação e inadequação da atividade física e esportiva para a criança e o adolescente.

São inúmeras as preocupações que envolvem a participação da criança e do adolescente nas atividades físicas e esportivas, mas a competição no esporte é a que mais tem chamado a atenção de pais, professores, médicos e pesquisadores.
Alguns apontam que a disciplina e cooperação exigidas na competição contribuem para a formação de uma personalidade sólida de crianças em desenvolvimento.
Outros acreditam que a competitividade adquirida no esporte é transferida para a competitividade na vida e que assim “prepara” melhor para enfrentar a vida.
Há ainda aqueles que consideram o treinamento para a competição um fator importante para o desenvolvimento por proporcionar melhor condição física e assim contribuir para uma vida saudável.
Por outro lado inúmeros pais, professores, médicos e pesquisadores da área acreditam que o envolvimento precoce e sem restrições da criança em competições no esporte pode trazer riscos a saúde além de provocar efeitos psicológicos negativos ao desenvolvimento harmônico da personalidade.
É sem dúvida um assunto muito controverso. Os conhecimentos científicos acumulados ainda não permitem tomadas claras de posição.  Assim as discussões à respeito devem ter uma base de argumentos com evidências em estudos já realizados.
 É importante ressaltar que as crianças necessitam de oportunidades, motivação e orientação em uma grande variedade de atividades físicas diárias e assim desenvolver suas capacidades de movimento.
            Não se deve ver o esporte somente pela perspectiva da competição. Eventuais restrições à participação em competições no esporte não devem ser interpretadas como restrições à prática de atividades físicas, isso é inadequado.
Também devemos lembrar que as atividades físicas são essenciais para o desenvolvimento da criança e que os movimentos são de grande importância biológica ao organismo, mas que a importância das atividades físicas não se restringe ao as aspectos biológico. Mover-se é também expressão e sentimentos que podem ser manifestados através de movimentos.
Para analisar se a criança está ou não “pronta” dois conceitos devem ser considerados “prontidão” e período ótimo de aprendizagem.
Prontidão está relacionada com a noção de maturação e desenvolvimento. Sendo a maturação definida como mudanças físicas e comportamentais que ocorrem como resultado de um processo inato de crescimento. É portanto uma função dos mecanismos intrínsecos do organismo que guiam o curso de desenvolvimento. Esses mecanismos são sensíveis a inúmeras forças ambientais (dieta, doenças e uso) que influenciam a velocidade do processo.
Embora a maturação seja uma força dominante nas fases iniciais do desenvolvimento, a aprendizagem se torna cada vez mais importante à medida que a criança  interage com o meio ambiente. Assim não se trata de determinar o que é mais importante, maturação ou aprendizagem, mas sim a interação entre estes dois processos e suas mudanças no decorrer do desenvolvimento.
As demandas do esporte são complexas e envolvem componentes físicos, motores, cognitivas psicológicas e sociais. Portanto, a “prontidão” para participar está relacionada com a associação entre o estágio de desenvolvimento e estas demandas. Quando o estágio de desenvolvimento é incompatível com as demandas temos as conseqüências indesejáveis.
Período ótimo de aprendizagem está baseado na noção de períodos do desenvolvimento ótimos para influenciar o comportamento e promover a aprendizagem. Pressupõe que as capacidades necessárias para aprender a habilidade estão presentes na criança, ou seja, a prontidão. Antes desse período esforços resultam em pouca aprendizagem.
Importante lembrar que não existe um único período ótimo para todas as aprendizagens. Para cada padrão de comportamento existe um período adequado.
Várias “prontidões” devem ser consideradas, como a psicológica e social, a cognitiva e moral, a motora e a prontidão física e fisiológica, que abordaremos a seguir e mais extensamente.


Prof°.  Dr°. Luzimar Teixeira
Universidade de São Paulo – USP
Instituto Punin de Informação e Referência em Asma - INSPIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário